Recife recebe o Festival Palco Giratório 

Este ano, o projeto acontece de 6 a 28 de maio, aliando artes cênicas e gastronomia.

Pelo 5º ano consecutivo, Recife recebe o maior evento de artes cênicas do país. Promovido pelo Sesc, o Festival Palco Giratório Brasil-Recife traz para o público local uma programação múltipla de espetáculos, passando por vários estilos e linguagens cênicas. De 6 a 28 de maio, a capital pernambucana será o palco de 41 espetáculos, de 38 companhias, vindas de vários estados brasileiros e uma internacional (Cuba).

Abertura

06 (sexta-feira)

Caetana | Duas companhias (PE)

Horário 19h30

Com áudio-descrição

Local | Teatro Luiz Mendonça

Over12

12 horas de Artes ininterruptas
Das 12h às 00h
Sesc Casa Amarela

Grupo Camarela

O grupo Camarela surgiu a partir dos resultados obtidos em sua célula inicial, – Grupo Percussivo Nação Sesc -, ao juntar o instrumental percussivo com instrumentos de sopro, com o naipe de Flautas Doces, Clarinetes e Flauta Transversal, ampliando alem da relação com os aspectos práticos e teóricos da linguagem musical, o repertorio que vai de peças renascentistas para conjunto de flautas a Frevo e Baião, numa viagem que conta as etapas de aprendizagem ao lado da história da música.

Horário 12h

Palco externo

Exposição “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim

A exposição conta com um acervo de gravuras e desenhos em nanquim em companhia da técnica de intervenção urbana contemporânea, popularmente conhecida como lambe-lambe. Com um traço preciso e cheio de personalidade, o artista nos leva a uma viagem ao universo fantástico das figuras míticas, explorando o imaginário coletivo popular.

Horário das 12h às 22h

Galeria de Artes

Mostra Decálogo

Já pensou passar dez horas no cinema? Mostra Decálogo, 10h de projeção, apresentando a série cinematográfica dirigida por Krzysztof Kieślowski que consiste em dez filmes de aproximadamente uma hora de duração, cada um representando um dos Dez Mandamentos, inserindo-os numa história ficcional ocorrida na Polônia moderna.

Horário das 13h às 23h

Faixa etária 12 anos

Cine Coliseu

Escola Pernambucana de Circo

Oficina livre de técnica circense: acrobacia de solo, aérea (tecidos), cama elástica e malabares.

Horário das 13h às 17h

Quadra

O Amor de Clotilde por Um Certo Leandro Dantas | Trupe Ensaia Aqui e Acolá (PE)

O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas é uma livre adaptação do livro A Emparedada da Rua Nova, do escritor pernambucano Carneiro Vilela. Em seu segundo trabalho a Trupe trabalha elementos do melodrama circense para trazer ao palco-picadeiro um romance do século XIX.

Horário 14h

Teatro Capiba

Performance | Lisa Toledo Toddi

Horário 16h

Corredor grafite

Chat | Teatro de Fronteira (PE)

Em cena, vão-se abrindo janelas para histórias como a de Dylan17, um adolescente iniciado sexualmente nas tramas da Rede, que importa armas pela Net e pretende se vingar de todas as “minorias detestáveis” que o cercam. O texto é uma provocação sobre temas urgentes para o nosso tempo: Islã, terrorismo, conflitos religiosos, Internet, violência juvenil, fluxos migratórios e tantas questões da ordem do dia. São seis narrativas imbricadas como um hipertexto, traduzindo para o espectador a sensação de deriva e de instabilidade do ato de navegar.

Horário 17h

Faixa etária 12 anos

Duração 1h30min

Teatro Capiba

AbraCASAbra! | Espetáculo de Ilusionismo

E se fosse possível colocar literalmente um toque de magia no atribulado cotidiano das grandes metrópoles? Com dez anos de experiência profissional, o mágico Raphael Santa Cruz mescla a arte do ilusionismo com as atividades do dia-a-dia, temperando todas as cenas com pitadas de humor. Misturando ficção e realidade, Raphael aproxima o público da magia, fazendo das pessoas da platéia participantes da mágica. Descobrir o que há de mágico no cotidiano, deixar a magia entrar e fazer parte da sua vida é a lição dessa brincadeira divertida e fascinante chamada AbraCASAbra!.

Horário 18h

Palco Externo

Lançamento do livro “O Fogo da Vida” | Sonia Bierbad

Entra em cena o livro com o texto da peça teatral O FOGO DA VIDA, de autoria dos atores Sônia Bierbard e Gustavo Falcão, com fotos inéditas do espetáculo que foi encenado em 2008 no Recife com direção do encenador português João Motta. O lançamento deste livro é uma homenagem à escritora Lou Salomé, que completaria 150 anos se viva estivesse e também para se comemorar os 30 anos da carreira da atriz Sônia Bierbard que interpretou a escritora no palco e é co-autora do livro.

Horário 19h

Palco Externo

As Joaninhas Não Mentem | Anjos de Teatro ( PE) | Direção Jorge Féo

Uma verdadeira viagem de imagens e sons dos sonhos e desejos. As Joaninhas não Mentem é uma história de amor diferente. Ariana – talvez futura Rainha do Amor Perfeito – nos leva a um mundo surreal numa estrada em direção à Torre do Castelo do Rei do Amor Perfeito. Longos serão os caminhos, tortuosos serão os caminhos, perigosos serão os caminhos. As Joaninhas não Mentem lançado em 2006, pela escritora Patrícia Tenório, tornou-se um texto teatral em 2010 pelas mãos da própria autora num desejo seu de vê-lo no palco.

Horário 20h

Faixa etária 12 anos

Duração 1h

Teatro Capiba

Performance | “Nicho Portal do Imaginarium” pelo Grupo Totem

Baseado no “Livro dos Seres Imaginários” de Jorge Luiz Borges, em diálogo com as obras presentes na exposição “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim presente na galeria do Sesc Casa Amarela, o Totem realizará a performance Nicho Portal do Imaginarium, uma ação cênica que se desenvolverá tanto no trecho do jardim, situado em frente à referida galeria, dentro do “Nicho Portal”, e dentro da galeria, onde os atores/performers irão interagir com a exposição do local.

Baseados em suas mitopoéticas pessoais, nos seres imaginários que aparecem no livro de Jorge Luiz Borges, e nas obras de Airton Cardim, os atores/performers criarão suas personas/figuras. Todas elas, criaturas fantásticas que habitam o imaginário da humanidade, o inconsciente coletivo. Seres que não existem no mundo real, palpável, concreto, e sim habitam um mundo invisível, são arquétipos, mitos. Coisas que não existem, mas que têm poder.

Horário 21h

Jardim e Galeria de Artes

Dj Sergio Leão

Horário 21h30

Palco Externo

Os Embromation – Jogos de Improviso | Os EmbromatioN

O espetáculo Os Embromation – Jogos de Improviso é fundamentado nos jogos de improviso teatral. No palco cinco atores, sendo três fixos: Evilasio de Andrade, Mauro Monezi e Tiago Gondim, um ator que media o espetáculo e outro ator convidado a cada apresentação que participa do jogo. Neste espetáculo o público deixa de ser apenas espectador e passa a ser também diretor e roteirista, ou seja, a platéia é convidada a traçar o caminho que os jogadores irão seguir em cena. Fazendo com que cada apresentação seja um espetáculo diferente e divertido.

Horário 23h

Teatro Capiba

http://sesc-pe.com.br/hotsites/2011/palcogiratorio/