Fevereiro, 2021

Capítulo 7 – A concorrência

Agosto de 2019. No auditório do bloco G4, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o escritor e romancista gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil, ao ministrar a aula magna da primeira turma da Especialização Lato Sensu em Escrita Criativa da parceria Unicap/PUCRS, apresenta os diversos tipos de escritores – os tímidos, os ousados, os que buscam a fama não importando os meios, os que escrevem pelo simples prazer da escrita e pelo desejo de se aperfeiçoar – e nos faz uma pergunta decisiva:

– Qual desses tipos você é?

Pergunta, como disse, decisiva, porque, logo no início da carreira literária, quem escreve precisa responder para si. Assis não julga, mas, sutilmente, sabemos qual a resposta que ele deseja escutar:

– Eu sou quem escreve pelo simples prazer da escrita e pelo desejo de me aperfeiçoar.

É este o convite que também mais amo, aquele que me dá forças para continuar nesse caminho belíssimo, mas, ao mesmo tempo, árduo da Literatura, da Poesia, da Teoria, da Escrita Criativa.

No entanto, encontramos diversas pessoas que pensam diferente, que escolhem o caminho da fama não importando os meios, que passam por cima dos outros, que, literalmente, copiam o trabalho de quem fez primeiro. Porém, são pessoas que, mais adiante, mesmo alcançando a tão sonhada fama, não encontrarão dentro de si mais nada pelo que lutar. Esvaziaram-se de sentido e objetivo de vida, por sempre estarem procurando no outro um modelo a seguir, ao invés de descobrirem em si mesmos o melhor caminho, em si mesmos a melhor forma de escrever, de, apesar da timidez, dos obstáculos mais difíceis e quase impossíveis, trazerem à tona os mundos de dentro e expor para o mundo de fora a Escrita Criativa em si.

O escritor e professor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil na aula magna da primeira turma da Especialização Lato Sensu em Escrita Criativa Unicap/PUCRS.

________________________________

* Coluna publicada mensalmente nos blogs
www.patriciatenorio.com.br e www.veragora.com.br/tesaoliterario.      

** Escritora, vinte livros publicados, sendo um em formato vídeo-podcast, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS). Contatos: grupodeestudos.escritacriativa@gmail.com e https://www.youtube.com/estudosemescritacriativa