A Mostra Capiba de Teatro chega a sua quinta edição e ao longo dos anos consolida-se no calendário das artes cênicas do Recife. Na sua trajetória são mais de cinqüenta espetáculos, oficinas, palestras, aula-espetáculo, leituras dramatizadas, debates e mostra de vídeos. Traçando um gráfico crescente nas ações a cada ano, procuramos levar ao público uma programação que reflita a produção teatral contemporânea em Pernambuco e agora, pela primeira vez, espetáculos de outro estado, nos permitindo traçar olhares diversos sobre o que acontece além de nossas fronteiras.

Vem à tona a seguinte pergunta: será possível falarmos de teatro em meio a tantas coisas que acontecem todos os dias e que transformam e esfacelam a estrutura conceitual de nosso tempo? São tantos desastres políticos, econômicos, ecológicos e morais. Há espaço para a arte, a sensibilidade, a esperança, a fé? É preciso repensar o homem e sua relação com o mundo, com outros homens, com sua ética, com seu desejo. Para sairmos desse encurralamento devemos acreditar na metamorfose do que está estagnado, no poder que cada um tem de refazer a trajetória diante das necessidades, diante do caos que nos suga o oxigênio. Certamente o teatro, que há tanto tempo resiste a constantes transformações, é um dos pilares que sustenta a alma e a faz renascer a cada dia, mostrando a força que a vida tem diante do que aparentemente pode ser assustador, nunca permanecendo inerte.

O teatro nos mostra uma infinidade de fatos e situações, nos permitindo refletir e transformar, é opção de cada um, querer ou não.

Sejam todos bem vindos a V Mostra Capiba de Teatro.

Que Dionísio mais uma vez nos abençoe. Evoé.

Breno Fittipaldi

Coordenação Geral V Mostra Capiba de Teatro

(Enviado por Rodrigo Cavalcanti: rodrigoalvescavalcanti@gmail.com)