Escrita Criativa em mim* | Patricia Gonçalves Tenório**

Dezembro, 2020

Capítulo 5 – As editoras

            Para Ana Lucia Gusmão, Jaíne Cintra, Gisela Abad, Marivaldo Costa e Sandra Freitas

Apesar do distanciamento no tempo e no espaço, aprendi muito com a artista plástica pernambucana Karla Melo e o poeta cearense Majela Colares enquanto eu participava da editora Calibán, no Rio de Janeiro, de 2007 a 2010.

Quando retornei da França, em janeiro de 2007, recebi o convite do escritor pernambucano Cláudio Aguiar e do próprio Majela Colares para participar da editora carioca, sediada no bairro da Cinelândia, na av. Treze de Maio, ao lado do belíssimo Teatro Municipal – Karla Melo se juntou à equipe quando eu ingressei na editora. Foi todo um aprendizado do detalhe, de investigar a vírgula, a fonte da letra, a textura do papel, do miolo à capa, e o quanto essa experiência mudou o meu olhar de escritora iniciante.

O texto é imprescindível para que o livro nasça, e aquele de qualidade é o mais querido. Mas a forma como o texto virá ao mundo é também condição essencial. Quem nos lê pode passar adiante na prateleira de uma livraria, quer seja física ou virtual, apenas (e isso não significa pouco) por causa de uma apresentação pobre, desprovida de imaginação criadora em uma capa, na editoração de um texto.

Na organização dos originais já descobrimos a maravilha que é cuidar do livro do outro. E, com um pouco de sorte, evitamos alguns erros tipográficos na impressão, pois, como reza a lenda de Monteiro Lobato, “os erros tipográficos são como moleques peraltas: eles desaparecem na hora da revisão e aparecem saltitantes na hora da impressão”.

E, ao cuidar do livro do outro, apreendemos mais para os nossos próprios livros. Porque, formando um paradoxo com “amar a si para poder amar ao próximo”, o cuidado com o livro do outro desperta em nós o amor pelo que escrevemos, confirma o amor que sinto pela Escrita Criativa em mim.

Vista do belíssimo Teatro Municipal, ao lado da antiga editora Calibán, na av. Treze de Maio, n. 13, Cinelândia, Rio de Janeiro.

___________________________________

* Coluna publicada mensalmente nos blogs www.veragora.com.br/tesaoliterario e www.patriciatenorio.com.br.      

** Escritora, vinte livros publicados, sendo um em formato vídeo-podcast, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS). Contatos: grupodeestudos.escritacriativa@gmail.com e https://www.youtube.com/estudosemescritacriativa