Estudos em Escrita Criativa 2021 | Os mundos de dentro

Estudos em Escrita Criativa On-line: Uma (ret)(p)rospectiva

Patricia Gonçalves Tenório

Dezembro, 2020

2020 foi um ano atípico com a pandemia de Covid-19. Inúmeras pessoas reclamaram da baixa produção, ou até mesmo da paralização em suas áreas de trabalho. Mas isso não aconteceu com aquelas que escrevem ficção, poesia, não ficção, ou que buscaram na escrita a sua válvula de escape. Isso não aconteceu com as pessoas participantes dos Estudos em Escrita Criativa On-line.

Nascido em 2016, o grupo de Estudos criou o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco (outubro, 2017); os cursos em formato de módulos sobre oito temas da Literatura (o tempo, o mito, a viagem, a música, o amor, o sonho, a imagem, o fogo) nas Livrarias Cultura de Recife e Porto Alegre; um curso de Extensão (2019.1) sobre a temática da viagem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que foi cartão de visitas para a primeira turma da Especialização Lato Sensu em Escrita Criativa Unicap/PUCRS (2019.2).

Mas em 2020, batemos todos os recordes. Transformamos o curso de Extensão da Unicap em curso de oito módulos, gratuito e on-line, abordando escritores, poetas, teóricos de países, regiões e línguas do mundo inteiro (Língua Inglesa, Portugal, Brasil, Leste Europeu, Japão, Os russos, Os franceses, Os italianos).

E os resultados, mais uma vez, nos surpreenderam. Chegamos a 14.200 visualizações, 465 inscritos no canal de YouTube, 906 inscritos no curso, 1.525 seguidores no Instagram. Em meio à pandemia de Covid-19, o curso também alcançou o mundo com as pessoas participantes. Escritores e poetas das cidades do Porto e de Lisboa, em Portugal, e do Brasil inteiro (São Paulo, Paraná, Bahia, interior de Pernambuco, Alagoas, Goiás (DF), entre outros) foram provocados pelas vídeo aulas dos EECs On-line 2020, gerando um crescimento na qualidade da escrita, que encontramos desde o início do grupo em 2016.

Isso tudo nos deu ânimo para continuarmos o trabalho em 2021. De maneira on-line e gratuita, imaginamos um curso que abordasse a obra e as casas de alguns dos ficcionistas e poetas brasileiros mais significativos. E sem sairmos de casa. Em 2020, viajamos, mesmo que de forma virtual, por países do mundo inteiro. Em 2021, viajaremos para dentro de nós mesmos, nas quatro paredes de nossos lares, onde a nossa obra é gestada, acarinhada, até ser dada à luz ao público.

O curso será dividido em três momentos a cada módulo. Na primeira aula, abordaremos um livro do escritor estudado; na segunda aula, estudaremos uma teoria relacionada com o livro daquele escritor; na terceira aula, visitaremos a casa do escritor do mês, e faremos um bate-papo on-line e ao vivo com um escritor contemporâneo sobre a obra do escritor estudado, além de aplicarmos juntos um exercício de desbloqueio. Visitaremos Osman Lins (com Adriano Portela), Manuel Bandeira (com Altair Martins), Ferreira Gullar (com Antonio Aílton), Graciliano Ramos (com Lourival Holanda), Vinícius de Moraes (com Elba Lins), Jorge Amado (com Fred Linardi), Cora Coralina (com Moema Vilela), Hilda Hilst (com Fernando de Mendonça), Mário de Andrade (com Maria do Carmo Nino), Carlos Drummond de Andrade (com Bernadete Bruto), Guimarães Rosa (com Gustavo Czekster) e Mário Quintana (com Gisela Rodriguez).

As pessoas participantes terão direito a certificado de participação por módulo ou total do curso mediante apresentação do exercício de desbloqueio, que, nesta nova versão, poderá ser realizado em outros formatos além do escrito (vídeos, fotografias, pinturas, podcasts).

Com vocês, Estudos em Escrita Criativa On-line 2021: Os mundos de dentro!