Escrita Criativa em mim* | Patricia Gonçalves Tenório**

Novembro, 2020

Capítulo 4 – Os concursos literários

            Foram derrubados os muros da cidade, o Muro Alto não existia mais.

Plantaram jardins conjuntos, escreveram livros para uns aos outros ler. Era

bom aquele começo, com a esperança no coração.

(“A cidade universitária” em A menina do olho verde, 2016)

*

No capítulo 3 de Escrita Criativa em mim, avisei da importância dos concursos literários.

Participar de concursos literários nos dá um norte, nos orienta para o olhar do outro, do que percebem em nossos textos, em nossa escrita. Quais os caminhos para melhor percorrer, mesmo que eles sejam “longos, perigosos, tortuosos”, como dizia Ariana na fábula de 2006 As joaninhas não mentem.

Mas é preciso ter cuidado para não encobrir a própria voz. Em 2015, participei de um concurso nacional com outra fábula, A menina do olho verde. Os personagens foram considerados mal construídos e, com isso, não venci o concurso. Porém, eu acreditava na minha história. Acreditava na voz de Manuela, a menina do olho verde e a publiquei em 2016. Em 2017, inscrevi o livro em um concurso internacional, o mesmo que As joaninhas não mentem venceu, em 2008, na categoria de melhor romance estrangeiro: o concurso da Accademia Internazionale Il Convivio, na Sicília, Itália. Recebi o Primo Premio Assoluto com a história de Manuela, Pedro, Letícia e Jonatas.



Recebendo de Ângelo Manitta o Primo Premio Assoluto da Accademia Internazionale Il Convivio (Sicília, Itália) por A menina do olho verde.

A leitura do outro é imprescindível para a Literatura, a Poesia acontecer. Mas o mais importante é acreditar na própria voz, na própria mão que se debruça no papel em branco e derruba os muros do espaço entre quem escreve e quem lê, na insistente, persistente, para sempre Escrita Criativa em mim.


__________________________________________

* Coluna publicada mensalmente nos blogs www.veragora.com.br/tesaoliterario e www.patriciatenorio.com.br.      

** Escritora, dezessete livros publicados, sendo um em formato vídeo-podcast, e mais três no prelo, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS). Contatos: grupodeestudos.escritacriativa@gmail.com e https://www.youtube.com/estudosemescritacriativa