“A baronesa” | Charles Allington | Cinco últimos capítulos

Sexto capítulo:

A Baronesa · Capítulo 6

Depois da morte do pai de Charles Allington e de um encontro inesperado do investigador com a mãe – que ele não via desde a infância, quando ela abandonou a família – o policial, às voltas com a investigação do desaparecimento do barão Viktor Shoemberg, recebe uma carta da genitora que se torna um ponto de inflexão na vida dele.

Leia o sexto capítulo de “A baronesa”

Acompanhe os demais episódios da novela

No novo episódio de “A baronesa”, novela foto-áudio-ensaística em vídeos e podcasts com episódios semanais, também acompanhamos a abertura e o desenrolar do inquérito que enfim indicia Natália pela morte de Viktor e o tão aguardado início do julgamento, que, pela repercussão do caso, se assemelha a um dos espetáculos de ópera com plateia lotada nos quais a baronesa Shoemberg está acostumada a dominar os palcos.

E, durante o interrogatório, ela, agora ocupando o bancos dos réus e argumentando com todos os seus recursos para ser inocentada, reconta em detalhes os últimos momentos ao lado do marido e os anos de humilhação pública por conta das traições recorrentes de Viktor, enquanto o público presente no tribunal se compadece com o relato de um casamento infeliz marcado por mentiras e infidelidade.

Sétimo capítulo:

A Baronesa · capítulo 7

À medida que aumenta a tensão diante do início iminente do julgamento de Natália, principal suspeita pela suposta morte do marido, o barão Viktor Schoemberg, ela e Charles experimentam uma aproximação nunca vivida antes. E num breve momento no tribunal – ela no papel de ré, ele no do investigador que, em última instância, a levou até ali – eles se questionam. “E se ninguém for o culpado?”, provoca a baronesa, ao que o detetive retruca: “E se não houver uma pessoa morta?”, como se ali, diante do juiz e da plateia, hesitasse sobre todo o trabalho que conduziu o caso até o tribunal do júri.

Leia o sétimo capítulo de “A baronesa”

Acompanhe os demais episódios da novela

No sétimo capítulo da novela “A baronesa“, somos levados à sessão da Corte que pode mudar definitivamente os rumos não só da vida de Natália, mas também de Charles e alterar o destino de toda a família da baronesa. Acompanhamos as emoções dos advogados, das testemunhas e a angústia dela diante da possibilidade de condenação. E ouvimos o depoimento crucial do pai da acusada, que pode enfim trazer à tona a verdade diante da grande plateia que acompanha o julgamento como um grande espetáculo teatral.

Oitavo capítulo:

A Baronesa · Capítulo 8

Se a tensão no tribunal durante a sessão de julgamento de Natália – acusada pelo assassinato do marido, o barão Viktor Schoemberg – já ia às alturas, uma surpresa no depoimento do pai da baronesa provoca uma reviravolta e deixa o clima entre os presentes ainda mais nervoso. E enquanto acompanha a escalada de suspense, o investigador Charles Allington, que narra a cena, lida com suas expectativas e o espanto de uma mudança drástica nos rumos da história que ele acompanhava havia tanto tempo. E, diante da possibilidade crescente de uma condenação, resolve tomar outra postura.

Leia o oitavo capítulo de “A baronesa”

Acompanhe os demais episódios da novela

No oitavo capítulo de “A baronesa”, vamos a fundo nas expectativas de Charles e mergulhamos no eu lírico do narrador, seus medos, frustrações e a escalada da paixão por Natália. Ao mesmo tempo vemos o julgamento avançar e a chegada inexorável do momento que vai determinar o destino da baronesa.

Nono capítulo:

A Baronesa · Capítulo 9

Natália, condenada e cumprindo pena após ser sentenciada como responsável pela morte do marido, o barão Viktor Schoemberg, agora vive confinada em uma penitenciária e precisa se resignar à nova vida longe dos palcos e das festas pomposas da alta sociedade vienense. Além da liberdade, a decisão do tribunal também tirou dela o título de baronesa. Abatida, triste e solitária, ela agora culpa Charles Allington – responsável pela investigação do caso – pelo seu infortúnio.

Leia o nono capítulo de “A baronesa”

Acompanhe os demais episódios da novela

No nono capítulo de “A baronesa”, vemos que, ainda assim, Charles insiste em se manter próximo de Natália, ainda que ela demonstre uma certa repulsa por ele durantes as breves visitas à penitenciária que o detetive mantém como rotina. E assim, de certa forma, ele também se sente prisioneiro. Também entendemos como o destino, irônico, coloca Natália no papel de Elektra, personagem que ela tão bem encarnou nos seus dias de glória diante de uma plateia lotada no Staatsoper de Viena.

Décimo capítulo:


Catarse, purificação dos afetos, o trabalhoso “parto” dos personagens, o desvelar das técnicas narrativas de Charles Allington – o heterônimo que assina a autoria de “A baronesa“: no capítulo final na novela foto-áudio-ensaística publicada sob a forma de vídeos e podcasts, o escritor revela seu método artístico e os bastidores, ainda que fictícios, numa trama que se desenvolve em várias camadas, que levaram à criação do enredo.

Neste apêndice da obra, Charles também aproveita para mostrar como fez uso de mecanismos narrativos utilizados por grandes autores na elaboração da história, provando que a arte da escrita é uma fascinante e infinita reinvenção.


Leia o décimo capítulo de “A baronesa”


Acompanhe os demais episódios da novela

A reunião crucial com o editor, etapa que determina a publicação do livro ou sua condenação ao esquecimento eterno, momento que costuma ser de ansiedade e angústia para os escritores, também é retratada por Charles, que também se ocupa, em “A baronesa“, de falar da relação escritor-obra-leitor, do processo de identificação com os personagens e de como, em última instância, o autor de um livro escreve para o mais exigente público: ele mesmo.