“As viagens de Zequinha: no terreno dos chorões” | Marcia Maria Silva Feitosa

Sobre este livro

Há quinze anos, trabalhando com aulas de música em um estúdio de gravação de um grande amigo, nos deparamos com uma realidade perturbadora aos nossos olhos e corações: os jovens estavam cada vez mais distantes de nossas raízes musicais e mais próximos da música estrangeira. Não tinham ideia de como a Música Popular Brasileira foi tão importante para a construção da identidade cultural e social dos brasileiros.

Então, eu e meu amigo criamos o Musicandarte. Um projeto para pesquisar, resgatar e divulgar mais de 150 anos de história da MPB. Através de formatos diversos e lúdicos, levamos os principais estilos e compositores deste período para os mais variados públicos, principalmente, os mais jovens. E com isso, procuramos instigar os mesmos a se tornarem multiplicadores deste ideal.

Após muitas apresentações musicais sentimos a necessidade de transformar aqueles momentos mágicos compartilhados com o público em algo que pudesse se perpetuar fisicamente, não apenas na lembrança. Foi aí que surgiu a ideia de escrever a série de livros “As Viagens de Zequinha”. Livros onde o leitor possa viajar no tempo junto com o personagem para cada estilo da nossa música, conhecer mais dela e criar suas próprias conexões pessoais com a mesma.

Acredito que a música é a base da nossa história e saber quem somos culturalmente nos torna mais fortes. Construir caminhos de acessibilidade à essa história é algo não apenas prazeroso, mas necessário para todos aqueles que amam a brasilidade e sua essência!

A autora.