Sobre a escrita criativa III | O lançamento*

Patricia Gonçalves Tenório

 

Em 15 de maio de 2020, traremos à luz, de maneira virtual, o último volume da trilogia Sobre a escrita criativa.

Esse projeto nasceu em outubro de 2017, no I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco, que, por sua vez, recebeu o apoio inestimável da XI Bienal Internacional do Livro, nas figuras de Rogério Robalinho e Sidney Nicéas, e da Ponifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nas figuras de Luiz Antonio de Assis Brasil, Cláudia Brescancini e Maria Eunice Moreira. Trouxemos para Recife o próprio Assis Brasil, Valesca de Assis, Luís Roberto Amabile, Gustavo Czekster, Alexandra Lopes, María Elena Morán, Daniel Gruber, Guilherme Azambuja, e trocamos experiências com os escritores pernambucanos Bernadete Bruto, Cida Pedrosa, Elba Lins, Luísa Berard, Talita Bruto, o próprio Sidney Nicéas, Lourival Holanda, Maria do Carmo Nino, Robson Teles, André Balaio, Adriano Portela, e, vindos de outras localidades, Fernando de Mendonça e Igor Gadioli (SE), Daniel Ratto (SP) e Carlos Sierra (Colômbia). O intuito principal era divulgar o conceito de Escrita Criativa em ambiente acadêmico, uma novidade ainda no Recife.

O projeto ampliou-se com os encontros dos Estudos em Escrita Criativa em 2018 nas Livrarias Cultura de Recife e Porto Alegre. Contamos com a participação de quase todos os escritores convidados para falarem sobre seus processos criativos na terceira parte dos encontros, que consistiam de uma parte teórica ministrada por mim falando sobre um dos oito temas propostos (tempo, mito, viagem, música, amor, sonho, imagem e fogo), uma parte prática com exercícios de desbloqueio dos participantes, e a parte dos escritores convidados, que, em Recife, contou com a parceria da UBE-PE (Alexandre Santos) – Flávia Suassuna, o próprio Alexandre Santos, Fátima Quintas, Jacques Ribemboim, Ana Maria César, Adriano Portela, Maria do Carmo Nino e Lourival Holanda –, e, em Porto Alegre, mais uma vez com o apoio da PUCRS (Luiz Antonio de Assis Brasil, Cláudia Brescancini e Maria Eunice Moreira) – Julia Dantas e Guilherme Azambuja, Débora Ferraz e Tiago Germano, Alexandra Lopes e Gustavo Czekster, Annie Müller e Luís Roberto Amabile, Gisela Rodriguez e Fred Linardi, Andrezza Postay e Camilo Mattar, além da participação especial dos Profs. Luiz Antonio de Assis Brasil (PUCRS), Amilcar Bettega (PUCRS), Antonio Aílton (UFMA), Bernardo Bueno (PUCRS), Fernando de Mendonça (UFS), Paulo Kralik (PUCRS) e Ricardo Timm (PUCRS).

Do resultado dos encontros de 2018, nasceu o curso de extensão dos Estudos em Escrita Criativa na Unicap, no primeiro semestre de 2019, e a primeira turma do curso de especialização Lato Sensu em Escrita Criativa na parceria Unicap/PUCRS (2019.2), que contaram com o imensurável apoio das Profas. Evânia Pinkovski, Valdenice Raimundo, Odalisca Moraes e dos Profs. Márcio Waked, Christiano Deschamps, Delânio Santos, Robson Teles, e mais uma vez do baluarte da área no país Luiz Antonio de Assis Brasil e das Profas. Cláudia Brescancini e Maria Eunice Moreira.

Este é um texto de homenagem. E de resistência. Apesar da quarentena, do isolamento, da pandemia de Covid-19 no mundo inteiro, conseguimos reunir, em um mesmo (e último) volume, professores e participantes desse sonho tornado real que é a especialização em EC da Unicap/PUCRS. A infinita gratidão a Adriano Portela (PE), Altair Martins (RS), Ana Paula Almeida (PE), Ana Tereza Van Der Ley (PE), Arthur Telló (PE), Bernadete Bruto (PE), Bernardo Bueno (RS), Cristina Albert (PE), Dinara Menezes (PE), Elba Lins (PE), Fabiana Plech (AL/PB), Hugo Peixoto (PE), Juliana A. Cordeiro (PE), Lourival Holanda (PE), Luiz Antonio de Assis Brasil (RS), Moema Vilela (MS/RS), Patricia Alves (PE), esta sonhadora que vos fala Patricia Gonçalves Tenório (PE), Raldianny Pereira (PE) e Talita Bruto (PE). Além de contar com os primorosos Conselho Editorial composto por  Alexandre Furtado (UPE), Anco Márcio Tenório Vieira (UFPE), Marcelo Coutinho (UFPB), Márcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS), Maria Eunice Moreira (PUCRS), a designer Jaíne Cintra (PE), as revisoras Ana Lucia Gusmão e Sandra Freitas (RJ), a bibliotecária Wilma Nóbrega, e o cuidado na impressão de Ricardo Barbosa da Provisual.

E o convite para participar do lançamento on-line deste livro que fecha um ciclo, realiza sonhos, quebra barreiras entre cidades/estados do Brasil, nações e formas diferentes de ver o mundo, mas unidos para falar, com o mesmo amor, Sobre a escrita criativa.

_______________________________________

d25455b7-16ce-4d06-a1a2-10c27e8318a3

_______________________________________

* Fiquem atentos a este blog e às redes sociais dos Estudos em Escrita Criativa (Instagram e Facebook @estudosemescritacriativa/).