Estudos em Escrita Criativa 2020 On-line | Patricia Gonçalves Tenório*

Escritores do mundo inteiro já falaram de suas técnicas de maneira incansável. Descobrimos nas Cartas exemplares que Guy de Maupassant bebia em Gustave Flaubert. Virgínia Woolf compartilha os segredos da sua escrita em O leitor comum. Henry James derrama a própria técnica em A arte da ficção. Edgar Allan Poe explica, de trás para frente, como escreveu seu poema mais conhecido, “O corvo”, em “A filosofia da composição”. Milan Kundera revela os bastidores de A insustentável leveza do ser em A arte do romance. Orhan Pamuk conta da profecia paterna quanto ao Prêmio Nobel de Literatura que recebeu em 2006 em A maleta do meu pai. Por outro lado, Franz Kafka declara que tudo o que escreveu foi para ser respeitado na sua nunca entregue longa Carta ao pai.

Acredito que a Escrita Criativa está em tudo o que lemos e escrevemos, quer sejam textos ficcionais e poéticos, quer sejam textos teóricos, pois é preciso muita criatividade para conectar diferentes pensadores e recriar um pensamento próprio, com a nossa própria voz. Os Estudos em Escrita Criativa On-line nasceram dessa necessidade em extrair técnicas de criação dos romances, novelas, contos e poemas, e até mesmo de ensaios e artigos, e, agregadas à nossa bagagem de leitura e de vida, forjarmos com essas técnicas algo original, pois sob o nosso olhar único e insubstituível.

A interface da Literatura com outras formas de artes são agentes provocadores de escrita. Por isso o estímulo em se colocar diante de pinturas, esculturas, filmes, músicas, fotografias, espetáculos de teatro e dança. As artes possuem um fio sensível que transita entre elas – se comunicam. Quando aprecio um quadro de Edward Burne-Jones, ou uma música de Ludwig van Beethoven, partes do meu cérebro são despertadas, imagens vêm à tona e podem fazer brotar poemas, contos ou até mesmo romances.

A relação da Literatura com outras áreas de conhecimento também é uma ferramenta importantíssima para os nossos Estudos. Quando lemos um Gaston Bachelard e o seu A psicanálise do fogo, ou um Henry Bergson com Duração e simultaneidade e Roland Barthes e A câmara clara é possível vislumbrar esse fogo criador, por serem tais teóricos e outros estudados nos EEC On-line de uma poeticidade ímpar na forma que escrevem, e Poesia/Poiesis é criação.

E, principalmente, os EEC On-line nasceram da minha necessidade de compartilhar o universo infinito da Escrita Criativa. Tudo começou em 2016 com Bernadete Bruto e Elba Lins, em Recife, e o desejo de conversar sobre tudo o que eu apreendia no doutorado em Escrita Criativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2017, um grupo de alunos da PUCRS (eu, inclusive) se reuniu para pensar em maneiras novas de divulgar o nosso trabalho em ambientes extra-acadêmicos. A partir dessa demanda, buscamos apoio na própria PUCRS e na XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco que aconteceria naquele mesmo ano. Com a boa receptividade na Bienal, criamos o projeto dos Estudos em EC, em Recife e Porto Alegre, nas Livrarias Cultura, em 2018, o que nos deu experiência para propormos o curso de Extensão na Unicap realizado no primeiro semestre de 2019, e a nossa primeira turma de Especialização Lato Sensu em EC Unicap/PUCRS, iniciada no segundo semestre.

No nosso curso on-line que iniciaremos em 10 de março de 2020, navegaremos por diversas regiões, línguas e países. Estudaremos escritores, poetas, teóricos e artistas do mundo inteiro. Descortinaremos técnicas presenteadas por criadores de todos os tempos, diversas culturas, diferentes linguagens. Através de vídeos curtos, gratuitos e semanais, tentaremos alcançar a máxima do nosso saudoso mestre Ariano Suassuna no seu Iniciação à estética, no qual nos alerta para estarmos sempre em busca da técnica, ou estudo contínuo, e do ofício, ou escrita diária, para quando a forma ou imaginação criadora descer do sol feito ave de rapina estarmos preparados para darmos o salto e criarmos uma obra de arte.

_________________________________

PHOTO-2020-01-25-11-15-32

**

_________________________________

* Escritora, dezesseis livros publicados, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS). Contatos: grupodeestudos.escritacriativa@gmail.com e @estudosemescritacriativa (Instagram e Facebook).

** Na gravação dos Estudos em Escrita Criativa 2020 On-line, com Jaíne Cintra, Mariana Guerra, Juliana Aragão, e a (quase) participação especial de Preta.