Os outros | Patricia Gonçalves Tenório*

Uma vez me disseram que o amor perfeito é a literatura.

Concordo quando lembro dos inúmeros romances maravilhosos, contos estupendos, poemas ou ensaios que nos deixaram degustando cada sílaba, palavra, estrofe ou parágrafo, até entranhar em nossos pulmões, e nos fazer levantar para um novo dia.

A literatura nos salva. Nos salva de nós mesmos, das nossas impossibilidades, dos limites que o mundo nos dá, sem ao menos perguntar se teremos condições ou se saberemos superá-los.

A literatura me salva. E lembro dos momentos em que a escrita me retirou do escuro que a vida impôs, e nasceram As joaninhas não mentem, em 2006, Grãos, em 2007, A mulher pela metade, em 2009, D’Agostinho e Diálogos, em 2010, Vinte e um e A menina do olho verde, em 2016. Cada um desses livros respondeu a alguma impossibilidade, eles mostraram que todos somos capazes de chegar ao fundo do poço e retornar à superfície, sentir o frio do escuro da vida e vislumbrar uma luz no fim do túnel.

Mas, principalmente, os outros nos salvam. Li em um poema de Bernadete Bruto (PE, Brasil) que até os inimigos nos acrescentam, porque nos fazem olhar para o próprio umbigo e enxergar nossas imperfeições.

Acredito, e sempre quero acreditar, que viemos para esta vida, para este mundo somente, e apenas somente, para o afeto. Todos queremos amar e sermos amados – este é o amor perfeito. A literatura nos dá o que os seres humanos nos negam. Quem escreve busca nos outros o afeto para o qual fomos feitos, e com o qual fazemos tudo possuir um sentido.

Em novembro de 2019 completei 50 anos de existência. Quantos outros marcaram profundamente a minha vida e que nem pude agradecer o suficiente? Alguns fazem parte inexorável do meu dia a dia. Alguns se foram para uma dimensão diferente da nossa. Alguns estão distantes espiritualmente por causa de desavenças, ou mesmo distantes fisicamente, mas continuam amigos. São para todos os outros da minha vida que dedico cinco livros lançados no meu aniversário, e que contêm um pouco de cada gênero literário que me constituiu escritora, que me forjou pessoa, eles me fizeram ser quem eu sou.

Porque, contradizendo o grande filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre, se permitirmos, o inferno ou o inimigo não são os outros. Somos nós mesmos.

 

________________________________

PATRICIA TENORIO (298)

Lançamento de As joaninhas não mentem (Recife, 2006) com Maria Eduarda, Bruno e Vítor.

PATRICIA TENORIO E O POETA CESAR LEAL,

Lançamento de Grãos (Recife, 2007) com o saudoso César Leal.

PATRICIA TENÓRIO E ISIS AGRA

Lançamento de Diálogos e D’Agostinho (Recife, 2010) com Ísis Agra.

4 - IMG_4313

Lançamento de Vinte e um/Veintiuno (Madri, 2016) com Raúl García.

1 - IMG_4384

Lançamento A menina do olho verde (Recife, 2016) com Beatriz Brenner e Maria do Carmo Nino.

5 - IMG_4581

Lançamento A menina do olho verde (Porto Alegre, 2016) com Marcelo Maldonado, a saudosa Fabiana Castelo Branco, Ana Wertheimer, Cristiano Dal Forno e esposa, Gustavo Czekster, María Elena Morán e esposo, Cyro e Alexandra Lopes da Cunha.

PHOTO-2019-02-16-13-42-44 (1)

Com a turma do curso de Extensão Estudos em Escrita Criativa – Unicap – Língua Inglesa – 2019.1, convidados especiais Bernardo Bueno (RS) e Elba Lins (PE).

IMG_9372

Com a primeira turma do curso de Especialização Lato Sensu em Escrita Criativa Unicap/PUCRS – 2019.2 nas aulas presenciais de Prof. Assis Brasil.

PHOTO-2019-11-10-07-21-26

No Destaque Literário de Novembro, 2019 da Cultura Nordestina, com as amigas que me incentivaram a formar o grupo de Estudos em Escrita Criativa Bernadete Bruto e Elba Lins.

f0c46bf3-eae4-459e-ae79-ce61f3b6e15c

Lançamento da Coleção Cinco Livros (Recife, 21/11/2019) com amigos artistas e escritores queridíssimos.

IMG_9708

Lançamento da Coleção Cinco Livros (Porto Alegre, 25/11/2019) com os queridíssimos Gisela Rodriguez, Taiane Maria Bonita, Irka Barrios e Fred Linardi.

4cc48ac4-ab0d-4fed-8c6c-3fe650a8e96e

E com o tão queridíssimo baluarte da Escrita Criativa no país Luiz Antonio de Assis Brasil no lançamento da Coleção Cinco Livros em Porto Alegre.

________________________________

* Escritora, dezesseis livros, mestre em Teoria da Literatura (UFPE), doutora em Escrita Criativa (PUCRS), ministrante dos Estudos em Escrita Criativa e uma das coordenadoras da primeira turma da Especialização Lato Sensu em Escrita Criativa Unicap/PUCRS. Contatos: patriciatenorio@uol.com.br e www.patriciatenorio.com.br