Escrever ficção* | Luiz Antonio de Assis Brasil

Escrever ficção - Luiz Antonio de Assis Brasil

 

Além de vinte livros publicados, Luiz Antonio de Assis Brasil ostenta o mérito de ter alavancado o talento de alguns dos maiores autores brasileiros da contemporaneidade. Nesta espécie de manual para quem deseja escrever livros de ficção, ele registrou sua experiência ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho na Oficina de Criação Literária da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no programa de pós-graduação em escrita criativa da mesma instituição.

Ao adotar a perspectiva de um ficcionista que fala a outros ficcionistas, o autor apresenta ferramentas essenciais para a formação de um escritor. Assis Brasil foge das fórmulas prontas e ressalta o papel da leitura constante de obras literárias. São elas – e não apenas os teóricos e estudiosos da literatura – as grandes referências de seus cursos e deste guia indispensável, que contou com a colaboração de seu ex-aluno, o escritor e professor de escrita criativa Luís Roberto Amabile.

Com a premissa de que “ser ficcionista é exercer nossa humanidade”, título do primeiro capítulo, Assis Brasil aborda temas como a concepção dos personagens; o conflito na narrativa; o enredo e a estrutura; o espaço e o tempo; a focalização e o estilo da escrita.

Como conclusão, apresenta um “roteiro para a escrita de um romance linear”, espécie de guia para quem quer se lançar na empreitada que é criar uma obra de ficção de qualidade.

 

_______________________________

* Extraído da apresentação de Escrever ficção: um manual de criação literária. Luiz Antonio de Assis Brasil. Colaboração: Luís Roberto Amabile. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

** Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu e vive em Porto Alegre. Foi violoncelista na orquestra sinfônica da sua cidade e posteriormente tornou-se professor universitário, escritor e, de 2011 a 2014, secretário da Cultura do Rio Grande do Sul. Fundou em 1985 aquela que é, hoje, a mais antiga oficina literária brasileira em atividade no âmbito acadêmico, que também deu origem aos prestigiosos cursos de graduação, mestrado e doutorado em escrita criativa na PUC-RS. É autor de Figura na sombra e O inverno e depois, entre outros títulos. Contato: http://www.laab.com.br/