Uma autobioficção* | Patricia Gonçalves Tenório**

Maria acordou cedo. Olhou para o lado. Para onde foi João? Para onde foi o amor que tanto lhe provocara?

Começaria um dia em branco. Escreveria uma nova história como se entranhasse no seio de sua mãe, e sulcasse o papel com a caneta Bic, preta, a tinta quase acabando, mas que rende tantas páginas.

Hoje seria diferente. Começaria pelo fim do dia, a chegada em casa, café para os filhos, banho, perfume, se preparar para o esposo-amante, e deixá-lo invadir as células cerebrais, os líquidos no estômago, e retirasse de si alguma ideia inusitada, e já haviam pensado antes desde os tempos atávicos.

Porque não havia nada de novo a ser escrito,  tudo fora dito entre os amantes, e sentou-se nua na cadeira da escrivaninha.

Olhou para ele. Entristeceu. Aceitou que era pobre e não havia nada a oferecer, a Maria. A mão pegou a caneta quase sem tinta preta e escreveu uma palavra.

(“Ave, Maria!”, Patricia Gonçalves Tenório, 17/08/2018, 05h40)

_______________________________________

IMG_6002

_______________________________________

* Feliz coincidência entre o tema dos Estudos em Escrita Criativa de Agosto, 2018 – escrever sobre o amor à escrita -, e o primeiro exercício da disciplina Teorias da Criação Ficcional, ministrada pelo Prof. Dr. Amilcar Bettega no PPGL da PUCRS, que assisto como ouvinte.

** Patricia Gonçalves Tenório (Recife/PE, 1969) escreve prosa e poesia desde 2004. Tem onze livros publicados, com premiações no Brasil e no exterior, entre elas, Melhor Romance Estrangeiro por As joaninhas não mentem (em outubro, 2008) e Primo Premio Assoluto por A menina do olho verde (em outubro, 2017), ambos pela Accademia Internazionale Il Convivio, Itália); Prêmio Vânia Souto Carvalho (2012) da Academia Pernambucana de Letras (PE) por Como se Ícaro falasse, e Prêmio Marly Mota (2013) da União Brasileira dos Escritores – RJ pelo conjunto da obra. Mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutoranda em Escrita Criativa (PUCRS). Contatos: patriciatenorio@uol.com.brwww.patriciatenorio.com.br