“Sobre a escrita criativa” em Porto Alegre| Organização: Patricia Gonçalves Tenório. Prefácio: Luiz Antonio de Assis Brasil

Apresentação de Sobre a escrita criativa no XII Seminário Internacional de História da Literatura – PUCRS – 18/10/2017, 17h30, Sala 305, Bloco 8

Patricia Gonçalves Tenório

9788594339003

 

Este livro é uma questão de fé.

Tudo começou em 12 de abril de 2017 quando Annie Müller, Daniel Gruber, Gustavo Czekster, María Elena Morán e eu, conversando no restaurante do bloco 15, imaginávamos de que maneira poderíamos divulgar o trabalho que desenvolvíamos aqui na PUCRS em outras paragens do Brasil. A nós se juntou Alexandra Lopes da Cunha, Luís Roberto Amabile e Guilherme Azambuja Castro.

Levamos o projeto de um Encontro Nacional em Escrita Criativa para a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco nas figuras de Rogério Robalinho e Sidney Nicéas. Eles acreditaram.

Apresentamos o projeto ao tão caríssimo Prof. Luiz Antonio de Assis Brasil que nos abriu as portas da PUCRS juntamente com as caríssimas Profs. Cláudia Brescancini e Maria Eunice Moreira e transladaram para o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco. Eles acreditaram.

Tivemos a ideia de antecipar os textos a serem proferidos nas mesas e oficinas do Seminário para aproveitarmos a oportunidade única de lançarmos uma coletânea com todos reunidos em Recife. Convidamos os 25 participantes e tivemos a grata surpresa de contarmos com uma adesão de 20 artigos e ensaios. Eles acreditaram.

Agradecemos, mesmo à distância, à equipe incansável que tornou este livro possível: Jaíne Cintra (Designer), Wilma Nóbrega (Catalogação), Ana Lúcia Gusmão e Sandra Freitas (Revisão), Deborah Barros (Contabilidade da Editora Raio de Sol), Ricardo Barbosa (Gráfica Provisual); aos Profs. Alexandre Furtado (UPE), Anco Márcio Tenório Vieira (UFPE), Marcelo Coutinho (UFPB), Márcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS) e Maria Eunice Moreira (PUCRS), por gentilmente aceitarem o convite de comporem o Conselho Editorial dessa publicação, e, com isso, validarem os nossos textos no Lattes.

E, antes de tudo, a infinita gratidão ao Prof. Luiz Antonio de Assis Brasil, esse baluarte da Escrita Criativa no país, que, lá atrás, na lonjura e no outrora de 2006, acolheu como ouvinte em sua Oficina Literária esta que agora vos fala.

_______________________________

Sobre a escrita criativa. Prefácio: Luiz Antonio de Assis Brasil. Organização: Patricia Gonçalves Tenório. Recife, PE: Raio de Sol, 2017.

À venda no https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/literatura-nacional/ensaios/sobre-a-escrita-criativa-46741313?id_link=8787&adtype=pla&id_link=8787&adtype=pla&gclid=EAIaIQobChMIgO-ineaB1wIVUAiRCh0oiA8-EAQYASABEgLcFfD_BwE

_______________________________

IMG_6841

IMG_6842

IMG_6847

IMG_6851

IMG_6854