canção (desnorteada) para 2012 – Abílio Pacheco*

02/01/2012

tenho pra mim que este ano será diferente
tudo indica que não será como o que passou
vejam na tv que já começou deveras desigual
não teve mortes, acidentes, desastres ou explosões

começou sem notícias de bebês nascendo,
sem votos de felicidades, sem fogos de artifício
ninguém prometeu mudar, consertar erros,
fazer diferente, emagrecer ou aprender línguas

tenho pra mim que este ano será diferente
sem reformas em ministérios ou secretarias
sem salário de fome acrescentado um pouquinho
sem novos projetos pessoais, familiares ou públicos,

é que a cartilha rota e gasta não deve mais ser usada
e ano novo nasce como nasce um dia novo
sem mais quê nem por quê
mas farto de quês e por quês

___________________________

* Abílio Pacheco é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança. Trabalhou por 5 anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA (antes Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFETPa), onde ajudou a instalar o curso de Licenciatura em Letras e foi coordenador do mesmo. Trabalhou por dois anos e meio na Escola Tenente Rego Barros – ligada à Aeronáutica e uma das melhores escolas públicas de Belém (ao lado da escola de aplicação da UFPa). Faz parte do grupo de pesquisa Investigações em Narrativa Contemporânea de Língua Portuguesa.

Tem mestrado em Letras – Estudos Literários pela UFPa, algumas pós-graduações intermediárias, Graduação em Letras pela UFPa – Campus de Marabá e curso técnico de Magistério pela Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna (Marabá).

Atualmente mora em Belém, mas nasceu em Juazeiro/Ba, passou a primeira infância em Coroatá/Ma e morou por mais de 20 anos em Marabá. Tem um livro de poemas publicado: ‘mosaico primevo’ (2008) e outro em formato semi-artesanal: ‘poemia’ (1998). Alguns poemas e contos foram publicados em sites, blogs, revistas virtuais, livros e antologias.

Recebeu algumas outorgas resultantes de concursos literários, sendo a mais importante delas o 1º lugar ‘Estilo Moderno’ no IX Concurso Nacional de Poesias – Irene Santini, organizado pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, quando tinha 17 anos.

Contato: abilioescritor@uol.com.br

               http://abiliopacheco.com.br