Convite | Lançamento “Diálogos” e “D´Agostinho”

Release “Diálogos” e “D´Agostinho”

Diálogos & D´Agostinho

Liberdade na Linguagem

“De que maneira posso dialogar com a filosofia de Santo Agostinho, as artes plásticas, literatura, cinema, teatro, música, situações, sonhos, passado, futuro?” Tentando responder estas questões, a “artista” – como se intitula – Patricia Tenório intui palavras, costura pensamentos, amplia olhares. “Procuro nestes dois livros a liberdade máxima na linguagem, sem limites de gêneros ou imposição de olhares. Sigo o pulsar da palavra/imagem, tal esta deseja se manifestar, sem aprisioná-la nem dela me apropriar – passa por mim, flui e se expande no outro, em quem me lê”.

Nessa tentativa de abranger outros leitores e outros universos, Patricia se lançou na linguagem cinematográfica. Os seus primeiros curtas-metragens, Olhos fechados, O domador de bolas de sabão e Prisão Perpétua foram adaptados de textos/contos homônimos do livro Diálogos, com a produção e figurino do ator e diretor de teatro Jorge Féo, do Espaço Muda em Recife – PE e a participação dos atores Ísis Agra, Thiago França, Kleber Lourenço, Hermínia Mendes, Renata Phaelante e Juan Guimarães. “Eu desejava atores de teatro para representar textos sem diálogos. Sabemos que no teatro é preciso uma maior expressão corporal que no cinema e com isto conseguiria um resultado melhor nos curtas.” Os curtas estão em um DVD que acompanha o livro Diálogos.

Outro universo explorado foi o da filosofia de Santo Agostinho. “A partir dos estudos de Confissões, de Santo Agostinho, procurei refletir poeticamente ou poetizar filosoficamente. Através das imagens agostinianas, fizeram-se eco partículas cintilantes de luz, reminiscências que eclodiram em forma de poesia.” Daí para a gravação de um CD (que acompanha o livro D´Agostinho), com a participação da cantora Karynna Spinelli e do ator Carlos Ferrera coordenado também por Jorge Féo, foi uma conseqüência desse ‘abraçar novas possibilidades de leitura’. “Eu quero o máximo de liberdade no contato do leitor com os poemas de D´Agostinho, com os textos/contos de Diálogos. A liberdade na linguagem não é somente minha: é de quem estiver disposto a compartilhar o livre acesso que a Arte nos oferece a cada instante, a cada palavra-imagem.”

Os livros vêm com o selo da Editora Calibán do Rio de Janeiro.

A autora

Patricia Tenório estreou em 2005 com o livro O Major – Eterno é o Espírito, com o qual conquistou menção honrosa no Prêmio Literário Cidade do Recife. As Joaninhas não mentem, lançado em 2006, recebeu em 2008 o prêmio de Melhor Romance Estrangeiro da Accademia Internazionale Il Convívio, Itália. Em 2007 lançou Grãos, prêmio Dicéa Ferraz em Poesia e Conto pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro de 2008. A mulher pela metade (2009) é um romance híbrido, com textos entre a ficção e a realidade, percorrendo várias estradas: da reflexão, da poesia, da filosofia. Em 2010, participou do Curso de Direção de Filmes na New York Film Academy – EUA.

(www.patriciatenorio.com.br)

Lançamento: DIÁLOGOS & D´AGOSTINHO

Data: 01 de Setembro de 2010                Hora: 19h00

Local: Livraria Cultura

Endereço: Shopping Paço Alfândega, s/n Recife – PE

Com o recital das poesias de D´Agostinho por Karynna Spinelli e Carlos Ferrera e a exibição dos curtas-metragens Olhos fechados, O domador de bolas de sabão e Prisão Perpétua adaptados de Diálogos.

Preço: R$ 15,00 e R$ 20,00 respectivamente

80 e 100 páginas respectivamente

Informações:  Maurício Spinelli / mauspinelli@hotmail.com

81-86328807

www.editoracaliban.com.br

caliban@uol.com.br

21-2533-3587 – Marivaldo Costa